sábado, 28 de agosto de 2010

Pequeno Dicionário do Comportamento*

O comportamento humano é cheio de nuances e não se enquadra em fórmulas. No entanto, alguns padrões podem ser captados.

O arrogante
Como age: É o tipo que não te olha nos olhos, que fica com um certo ar de tédio. Em locais lotados, fica na dele, simplesmente não interage.
O que significa: A pessoa que parece arrogante pode ser apenas bastante tímida. Os tímidos, muitas vezes, parecem orgulhosos e distantes. Preferem não se destacar, o que dá a impressão de que não gostam de se misturar.

O engraçado
Como age: Conta estórias e histórias, sempre se esforçando em fazer rir.
O que significa: Apesar de parecer sempre de bom humor, o eterno engraçado pode sentir insegurança. Acha que as pessoas não vão gostar dele naturalmente e, por isso, precisa se doar, chamar a atenção para ser aceito.

A preocupada com a opinião dos outros
Como age: Vive perguntando aos outros o que deve fazer, além de se preocupar muito com a aparência.
O que significa: De alguma forma, essa pessoa não aprendeu a criar seus crivos internos e, então, precisa sempre da aprovação externa. Provavelmente, aprendeu que não é boa, correta ou bonita o suficiente.

A que quer agradar sempre
Como age: Ajuda a todos em tudo
O que significa: O altruísmo pode ser, na verdade, a máscara de uma vaidade sem limites. Aparentemente, é uma pessoa legal, de relacionamento fácil, mas, por trás disso, é narcisista e vaidosa ao extremo. Acha que vai conseguir ser amada por todos.

O egoísta
Como age: Não abre mão de nada, não sabe dividir e tem ciúmes de deus e do mundo. Para ele é "cada um por si"
O que significa: É uma pessoa de autocrítica severa e que sente um medo enorme de ser lesada. Teme fazer o papel de boba e ingênua, exagera na autoproteção e se torna extremamente egoísta.

O perfeccionista
Como age: Sua casa e sua mesa de trabalho são os lugares mais arrumados que existem. São muito exigentes com os que estão ao seu lado.
O que significa: Como nós projetamos para fora tudo o que está dentro de nós, há grande possibilidade de haver problemas na vida pessoal. O perfeccionista tem a fantasia de que consegue organizar e controlar tudo e, quando algo dá errado, acha que arrumando tudo na parte exterior, também estará arrumando a parte interior.

O ingrato
Como age: Simplesmente não agradece. Nada.
O que significa: Orgulho. Algumas pessoas se sentem diminuídas quando precisam falar 'perdão' ou 'obrigado', pois significa aceitar um erro ou uma necessidade de ajuda e isso seria uma forma de mostrar fraqueza ou assumir um erro.

O que tem a última palavra
Como age: Sempre dá a palavra final e definitiva. Sempre dita os temas das conversas e termina o assunto quando acha que é a hora.
O que significa: Controlador e inseguro. O teimoso impõe idéias no lugar de discutí-las. Só fica seguro quando impõe o assunto, pois a idéia, a razão, a última palavra, tudo fica com ele.

A que continua atrás do ex
Como age: Quer saber tudo o que acontece na vida do ex. Fuça na internet, questiona amigos em comum e chega até a perguntar diretamente para a pessoa em questão.
O que significa: Numa relação, colocamos nosso amor e afeto na outra pessoa. Quando a relação acaba, queremos saber o que foi feito com o amor que demos. A persistente não sabe para quem dar o amor que era destinado ao ex, fica com uma sensação de vazio e uma curiosidade mórbida de saber o que foi feito do amor que existia.

A que fuça o passado do atual
Como age: Tem necessidade de saber tudo o que o atual fez no passado. Faz mil perguntas e comparações.
O que significa: Ilusão do amor exclusivo. A pessoa tem a idéia de que precisa ser o único amor de seu atual. É difícil, para ela, suportar que o atual amou outra pessoa, ainda que tenha sido num passado longínquo.

A que se explica demais
Como age: Começa a explicar sua personalidade, jeitos e gostos já nos primeiros instantes em que te conhece.
O que significa: Insegura e ansiosa demais. Se antecipa aos acontecimentos por não conseguir esperar que a relação se construa naturalmente. Usa a autoexplicação como uma barreira, como um aspecto de proteção.

O que sempre tem uma história melhor
Como age: Mal os outros terminam suas histórias, já começa a contar a sua, que é sempre arrasadora. Tudo acontece com ela, de maneira muito mais intensa e fantástica.
O que significa: Sofre de um complexo de inferioridade imenso. Para se sentir gostada, querida, precisa se mostrar a melhor, precisa provar o tempo todo que é perfeita.

A sofredora (ou: a culpada)
Como age: Acha que tudo dá errado com ela - no maior estilo "oh vida, oh céus, oh azar" - e que é culpada dos problemas de todos.
O que significa: Mania de perseguição ou vitimização egocêntrica. Perseguição porque, para ela, tudo no mundo age e concorre contra ela. E vitimização porque não acredita em seus próprios aspectos positivos.

O linguarudo
Como age: Fala mal de todos, o tempo todo. Ninguém escapa ao seu olhar crítico.
O que significa: Falar mal de qualidades alheias é sinal claro de inveja. Também pode ser medo de reconhecer em si próprio características que desgosta, pois vê seus próprios defeitos nos outros e isso o incomoda.

A sedutora
Como age: Joga charme para todos mas, quando alguém demonstra interesse real, começa a despistá-lo.
O que significa: A pessoa é uma sedutora compulsiva. Quem seduz sem parar (e sem dar continuidade) tem o lado emocional infantilizado. Chama a atenção para si, mas não consegue dar nada de volta. Quer ser amada mas não consegue amar.


* Artigo extraído do Portal Delas
Por Camila de Lira
Especialistas consultados:
Ailton Amélio da Silva, Psicólogo, Especialista em comunicação não-verbal e relacionamento amoroso da Universidade de São Paulo.
Magdalena Ramos, Psicóloga, Coordenadora do Núcleo de Terapia de Casal e Família da PUC.
Claudio Picazo, Psicólogo, Especialista em sexualidade humana.
Lucia Rosenberg, Psicóloga, Mestre em Psicologia pela New School for Social Research em Nova York.
Alfredo Simonetti, Psiquiatra e Psicanalista.
http://delas.ig.com.br/comprtamento/pequeno+dicionario+do+comportamento/n1237730013428.html

Um comentário:

  1. assumo que sou arrogante e engraçado [pessima soma nao???] mas que se dane [momento arrogante] deve ser pq tenho uma mae psicologa [momento engraçado xD]

    ResponderExcluir